domingo, 1 de novembro de 2009

Artes Cênicas - Teatro

Agora que vocês ja sabem um pouco acerca das artes visuais, vou comentar um pouco sobre as artes cênicas.
Sei que não é todo mundo que não tem condições financeiras e sociais de ir a um teatro, tentarei explicar algumas coisas do teatro no primeiro arquivo relacionado as artes cênicas.

T
exto, ator, público e ação dramática

Tá, procurei no google, mas não achei muita coisa relacionada a isso por isso foi explicar com as minhas palavras. O texto no teatro é o roteiro que deve ser seguido na peça, nele se constam todas as intruções para a realização da peça, no texto contem a história a ser seguida na peça, contem a fala dos atores e a rubrica(ação que o ator deverá desenvolver). O ator é que deverá desenvolver a peça e o publico é o termometro da peça: Se o publico gostar, a peça é boa.
Um é dependente do outro no teatro.
Ação dramática é como a peça vai acontecer, é como o personagem deverá se comportar, é como vai acontecer o conflito e todas as coisas que ocorrerão na peça.

Relação entre o público e o ator, a comunicação e a linguagem cênica

No teatro, ao contrário da Tv e cinema, o público tem um papel muito importante para o teatro. Ele reage as falas do ator: Se o ator falar uma coisa engraçada a plateia vai rir, se ele falar uma coisa trágica a plateia irá ficar triste, e etc.
A comunicação é muito importante no teatro, é importante o modo como ela ocorre, se a comunicação não for perfeita a plateia não vai enteder a peça.
Linguagem cênica é a arte de representar e contracenar.

Tropicalismo e o cinema novo

O Tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda. Misturou as manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais.
O movimento se manifestou na musica, no cinema e no teatro.
O cinema novo é um movimento cinematográfico brasileiro com influência da Italia e da França, com reputação internacional.
Frustrados com a falência dos grandes estúdios paulistas, cineastas do Rio e da Bahia resolveram elaborar novas ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrários aos caríssimos filmes e avessos às alienações culturais que os mesmos refletiam.
O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato. Os filmes seriam voltados à realidade brasileira. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país.

Teatros contemporâneos

O teatro contemporâneo é o teatro em que
o ator se locomove se desenvolve e se torna uma presença ativa, dinâmica, verdadeira, em vida, no tempo e no espaço da representação.
Vou citar o exemplo que melhor explica o que eu quiz dizer.

Cia dos atores:
Formada em 1988 no Rio de Janeiro pelos atores Bel Garcia, Drica Moraes, César Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro em torno do diretor e também ator Enrique Diaz, com o objetivo de suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades da cena teatral.


Shakespeare

William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças,154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta e Hamlet.

Suas primeiras peças eram principalmente comédias e histórias, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608. Nesta sua última fase, escreveu romances, e colaborou com outros dramaturgos.


Bertold Brecht

Eugen Berthold Friedrich Brecht foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble. Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

Algumas de suas principais obras são: Um Homem É um Homem, Mãe Coragem e Seus Filhos, e A Vida de Galileu.


Poema de Brecht:

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis


Agora a hora de utilidade publica.
Pra você que quer estudar para o Pas desse ano, eu vou citar as principais peças que serão cobradas esse ano:

Dom Casmurro - Machado de Assis
Juiz de paz na roça - Martin Pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário