sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Artes Visuais - Parte 3

Impressionismo

O Impressionismo foi a tendencia artistica que predominou na pintura no ultimo quarto do século passado.
Ele preparou o caminho para todos as artes que viessem a seguir e teve
Manet, Monet, Renoir, Píssarro, Sisley, Morisot, Degas, Brazille, Boudin, Cassatt, Cézanne, Gauguin, Seurat, Signac, Lautrec e Van Gogh seus principais representantes.
Na pintura os impressionistas escolhiam cenas da vida diária para tema, pessoas nas ruas ou nos cabarés, no trabalho ou no lazer, a maioria delas eram pessoas comuns da classe média urbana. Também pintavam paisagens, tentando retratar tudo que a vista alcançasse e captando as variações que a natureza oferece.


Na escultura os artistas usavam a natureza e tentavam refletir a realidade e seu aspecto transitório.


No Brasil, o Impressionismo surgiria apenas tardia e precáriamente nas obras de alguns artistas, entre eles: Eliseu Visconti (1866-1944) e Georgina de Albuquerque (1885-1962).

Pós-Impressionismo

O pós-impressionismo designa um grupo de
que procuram de várias maneiras amplia a linguagem visual da pintura para além do impressionismo. Os mais influentes pós-impressionistas foram Paul Gauguin, Paul Cézanne e Van Gogh.
A maioria dos artistas considerados pós-impressionistas participaram das exibições impressionistas, mas acabaram por tomar outros rumos na realização de sua arte. A forma das pinturas, assim como da escultura, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas.



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Artes Visuais - Parte 2




Realismo

Surgiu na Europa, com destaque pra França, entre os anos de 1850 e 1900. O homem decidiu ser mais realista deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade.

Entre as características do Realismo estão:

*o cientificismo
* a valorização do objeto
* o sóbrio e o minucioso
* a expressão da realidade e dos aspectos descritivos

Na arquitetura, os arquitetos e engenheiros procuravam responder as necessidades urbanas. As cidades precisavam de hospitais, escola, bibliotecas, lojas...

Em 1889, Gustavo Eiffel levanta a Torre Eiffel.



Na escultura, os artistas procuravam recriar os seres tais como eles são e os escultores preferiam os temas contemporâneos


E na pintura as características que se destacaram foram:

* Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é; e.
* Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja, o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;
* Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

E os temas mais abordados na pintura foram:


* Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo, em resumo - tornaram-se assunto freqüente da pintura realista. Os artistas incorporavam a rudeza, a fealdade, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica.

* Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injustas; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos.



Neoclassicismo

O estilo neoclássico foi o estilo dominante na Europa entre o final do século XVIII e início do século XIX. Caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos.

O Neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo renascentista, que apenas replicava os princípios antigos sem críticas aprofundadas.

Na escultura, o movimento buscava inspiração no passado.

Características Gerais da Escultura Neoclássica:

* Temas: históricos, literários, alegóricos e mitológicos. Serviram de base para a representação de figuras humanas com poses semelhantes às dos deuses gregos e romanos.

* Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).

* Relevos: têm o mesmo sentido honorífico e alegórico da estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.

* Formas de Representação: de inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corpos eram nus ou seminus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (das pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os cânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.

* Técnica: são obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de barro ou gesso para um primeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade.

* Materiais: mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho, e o bronze, mas em menor quantidade.

A Arquitetura neoclássica foi produto da reação anti-barroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII.


A pintura do neoclassicismo desenvolve-se durante o final do século XVIII a partir de França, como reação aos excessos do barroco e do rococó, no contexto cultural do Iluminismo e da influência da Antiguidade Clássica

Principais pintores:

* Gérard; Chasseriau, Cabanel; Henner e Bouguereau (França); Alma-Tadema (Grã-Bretanha); Allston (Estados Unidos). Destacam-se também: Tiepolo; Canaletto; Guardi (Itália); os artistas do rococó Jean Honoré Fragonard; Antoine Watteau e Jean Baptiste Siméon Chardin; além de Boulle e Jean Baptiste Greuze (França); Hogarth; Reynolds e Gainsborough (Inglaterra); Benjamin West (A Morte do General, 1770); John Singleton Copley (Watson e o Tubarão, 1782) (Estados Unidos).


No Brasil a tendência torna-se visível na arquitetura. Seu expoente é Grandjean de Montigny (1776-1850), que chega com a Missão Francesa. Na pintura, a influência neoclássica está submetida ao romantismo. A composição e o desenho seguem os padrões de sobriedade e equilíbrio, mas o colorido reflete a dramaticidade romântica. Um exemplo é Flagelação de Cristo, de Vítor Meirelles (1832-1903).


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Artes Visuais - Parte 1


Em tempos em que Mulher melancia e Banda Djavu fazem sucesso, eis que eu surjo pra salvar a vida de vocês.

Tentarei ser o mais culto possível, apesar de não ser, e vou mostrar nessa primeira parte: "Artes Visuais", explicar algumas artes visuais. (Dãã!)

Errr... Vou começar explicando os estilos artísticos e suas contribuições para a história da arte.

Barroco

O Estilo Barroco surgiu no século XVII e sucedeu o estilo renascentista. Iniciou-se na Itália e se desenvolveu em outros países da Europa e América Latina.

Os arquitetos barrocos desprezavam as ''regras da arquitetura clássica" para conseguir uma maior variedade e efeitos imponentes.


Na pintura barroca, os gestos e expressões faciais, são bem mais intensos.
O "Claro e escuro" eram obtidos por cores vibrantes que destacavam os temas dramáticos, religiosos e de batalha.
A pintura e a arquitetura barroca se destacaram principalmente no
s países católicos.

Os escultores barrocos colocavam as imagens de um jeito que tentavam conseguir efeitos, eles pensavam no observador antes, A principal característica da escultura barroca é a fusão com arquitetura e pintura.


Na América Latina, o barroco foi a primeira influência de arte, muitos religiosos vieram evangelizar os povos colonizados pela América, na Espanha barroco se misturou com praticas locais e no México e Bolívia, o barroco teve influência do povo asteca e dos incas, respectivamente. O Barroco no Brasil se desenvolveu a partir do século XVIII e expressa algumas características dos artistas que a produziram; algumas igrejas dessa época tiveram influência negra e indígena.


Artistas do Barroco: Os artistas mais conhecidos do estilo barroco são Michelangelo, Rembrandt, Bernini e Aleijadinho


Rococó

O Rococó se desenvolveu na França, no século XVIII e começou na arquitetura até se espalhar para as outras artes.

Abordavam temas eróticos da burguesia e mitologia e motivos religiosos.

Entres as características mais abundantes estão:

· Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas laços e flores.
· Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberantes.

As principais características na arquitetura foram:

· Cores vivas foram substituídas por tons pastéis, a luz difusa inundou os interiores por meio de numerosas janelas e o relevo abrupto das superfícies deu lugar a texturas suaves.
· A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço int
erno foi unificado, com maior graça e intimidade.



E na pintura o rococó ficou restrito a as artes decorativas e teve pequeno impacto na escultura e pintura francesas.