sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Artes Visuais - Parte 3

Impressionismo

O Impressionismo foi a tendencia artistica que predominou na pintura no ultimo quarto do século passado.
Ele preparou o caminho para todos as artes que viessem a seguir e teve
Manet, Monet, Renoir, Píssarro, Sisley, Morisot, Degas, Brazille, Boudin, Cassatt, Cézanne, Gauguin, Seurat, Signac, Lautrec e Van Gogh seus principais representantes.
Na pintura os impressionistas escolhiam cenas da vida diária para tema, pessoas nas ruas ou nos cabarés, no trabalho ou no lazer, a maioria delas eram pessoas comuns da classe média urbana. Também pintavam paisagens, tentando retratar tudo que a vista alcançasse e captando as variações que a natureza oferece.


Na escultura os artistas usavam a natureza e tentavam refletir a realidade e seu aspecto transitório.


No Brasil, o Impressionismo surgiria apenas tardia e precáriamente nas obras de alguns artistas, entre eles: Eliseu Visconti (1866-1944) e Georgina de Albuquerque (1885-1962).

Pós-Impressionismo

O pós-impressionismo designa um grupo de
que procuram de várias maneiras amplia a linguagem visual da pintura para além do impressionismo. Os mais influentes pós-impressionistas foram Paul Gauguin, Paul Cézanne e Van Gogh.
A maioria dos artistas considerados pós-impressionistas participaram das exibições impressionistas, mas acabaram por tomar outros rumos na realização de sua arte. A forma das pinturas, assim como da escultura, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário